Top Menu

A Capela e o Castelo de Rosslyn

Capela Rosslyn - Daniela Hope-Johnstone destinoescocia.com
A 12km de Edimburgo se encontra a famosa Capela Rosslyn. É bem provável que você já tenha ouvido falar dela, já que ela ficou ainda mais famosa após a publicação do livro “O Código da Vinci” de Dan Brown.

A capela foi fundada em 1446 e sua construção durou aproximadamente 40 anos. Desde então a beleza da paisagem local e o simbolismo de suas esculturas em pedra serviram de inspiração para muitos artistas e visitantes.

Durante a Reforma, a capela foi invadida e tomada pelos protestantes que demoliram os seus belos altares. A capela deixou de ser utilizada como local de culto e com o passar dos anos acabou ficando abandonada. Apesar de uma possível restauração ter sido cogitada em 1736, as obras somente foram iniciadas no início do século XIX pela família St Clair que decidiu reconstruir o interior do edifício. Finalmente em 1862 a capela voltou a realizar missas. Muitos mitos e lendas estão associados à capela.

Nos últimos anos a capela esteve cercada por andaimes já que a mesma passou por uma completa restauração de seu exterior. Hoje, os visitantes podem apreciar o edifício plenamente.

Uma pequena exibição mostra detalhes importantes sobre a construção da capela.

Para aqueles que falam inglês, os tours guiados são oferecidos gratuitamente de 2a. a sábado às 10:00, 11:00, 12:15, 14:00, 15:00 e 16:00 e aos domingos às 12:45, 13:45, 14:45 e 15:45. Outra opção são os audio-guias gratuitos em diversos idiomas.

Horários de funcionamento:

Aberta diariamente com exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 de janeiro.
Segundas-feiras a sábados        09:30-17:00
Domingos        12:00-16:45
*Atenção: última entrada 30 minutos antes de fechar.

Entrada:

Adultos £9, estudantes e maiores de 60 anos £7 e para menores de 18 anos acompanhados pela família a entrada é gratuita.

Castelo Rosslyn - Daniela Hope-Johnstone - destinoescocia.comApós visitar a capela, caminhe até o castelo Rosslyn. Descendo a rua, vire a primeira à esquerda e novamente a primeira à esquerda. Siga em frente até você ver algumas ruínas (foto ao lado).

O castelo foi construído por volta de 1450 por William, o então príncipe de Orkney. Somente as ruínas restaram das fortificações mais antigas. No final do século XVI, o Sir William Sinclair construiu uma residência bonita e imponente onde se encontrava o muro leste. Passado alguns anos a propriedade ficou abandonada. A casa foi restaurada pelo atual conde de Rosslyn e hoje oferece acomodação a turistas e visitantes. A localização e as vistas do castelo são impressionantes porém a casa não está aberta o ano todo para visitação (a não ser que você esteja se hospedando lá).

Como chegar à Capela Rosslyn:

Pegar o ônibus número 15 na Princes Street. O ônibus leva por volta de 1 hora para chegar à capela. O bilhete custa £1,50 por trajeto (por £3,50 você pode comprar o bilhete válido para o dia), não se esqueça de trazer o dinheiro da tarifa exato, já que o motorista não dá troco. De táxi, a viagem dura por volta de 25 minutos e deve custar aproximadamente £25.