Top Menu

Brasileiros em Edimburgo

Goretti Ninabella - Brasileiros em EdimburgoQueríamos compartilhar com vocês a história de uma brasileira que conhecemos recentemente e que mora em Edimburgo há mais de 20 anos! Temos certeza que a história dela te inspirará a sonhar mais alto. Além disso, ela nos deu umas dicas bem legais.

A Goretti nasceu em Manaus e chegou a Edimburgo no inverno de 1994 para acompanhar seu marido que na época vinha fazer seu doutorado. Ela deixou o Brasil a seus 30oC para aterrizar em Edimburgo num dia frio de fevereiro.

Sobrevoar a cidade e da janela ver de cara a primeira diferença do Brasil, que é a arquitetura da cidade, para mim foi uma experiência muito marcante. Dizer que estava para lá de eufórica é pouco para a emoção que estava sentindo naquele dia. Foi inesquecível!

Ao chegar, a Goretti teve muita dificuldade em se comunicar. Como muitos brasileiros, ela tinha estudado inglês no Brasil e seu nível era considerado intermediário, mas não era o suficiente para que ela tivesse confiança em falar e para que entendesse plenamente as outras pessoas. Os cursos no Brasil com certeza dão uma boa base de compreensão, leitura e escrita, mas ninguém te prepara para o dia a dia, para as pessoas falando rápido e muitas vezes não tendo paciência para esperar até que você consiga se expressar direito.

Aos poucos ela foi se adaptando. Após um tempo, ela decidiu fazer um curso de inglês aqui em Edimburgo para superar suas dificuldades com o idioma.

Hoje, poder falar inglês fluentemente é fundamental para a minha vida pessoal e profissional. Tenho que fazer uso do inglês no meu dia a dia em casa, na escola do meu filho e no gerenciamento da minha loja Ninabella.

Depois de um ano e meio em Edimburgo e já bem mais confiante no uso do inglês, a Goretti decidiu fazer um doutorado também. Não foi fácil. Um desafio que durou 5 anos, mas foi sem dúvida uma grande conquista para esta jovem brasileira.

Edimburgo, Escócia

Edimburgo - Daniela Hope-Johnstone - destinoescocia.com

O ritmo de vida mais tranquilo, a situação econômica mais estável, a bela arquitetura e as incríveis paisagens naturais fazem com que a qualidade de vida em Edimburgo seja, sem dúvida, bem melhor que no Brasil. A Goretti ama morar aqui, ela adotou a Escócia como a sua segunda pátria com especial carinho. Assim mesmo, ela não deixa de sentir muitas saudades do Brasil e de sua família.

Eu sou apaixonada pelo meu país. Adoro ser brasileira e apesar de morar aqui, meu coração sempre será verde e amarelo. Acho importante manter minha herança cultural da qual me orgulho muito.

Para a Goretti, Edimburgo é uma das cidades mais belas do mundo. O seu castelo e a Royal Mile são as atrações que considera imperdíveis.

Se você tiver um pouco mais de tempo eu sugeriria explorar Edimburgo por 2 dias e subir para o norte da Escócia, onde fica a região montanhosa, as Highlands (terras altas). É uma região maravilhosa, cheia de lagos e montanhas belíssimas. Vale muito a pena visitar. 

Empreendedorismo brasileiro

Ninabella.co.ukHá alguns anos a Goretti decidiu montar uma loja de presentes online: a ninabella.co.uk. Nela, são vendidos produtos brasileiros como jóias da Amazônia assim como produtos locais.

Parabéns Goretti por todas as suas conquistas aqui!