Top Menu

Stirling

Stirling - Destino EscóciaStirling é uma das cidades mais antigas da Escócia, cenário das batalhas mais importantes da história do país: a batalha de Stirling Bridge (11 de setembro de 1297) e a batalha de Bannockburn (24 de junho de 1314). Em ambas, as tropas escocesas derrotaram os ingleses de forma heroica! Para que vocês tenham uma ideia, na batalha de Stirling Bridge a infantaria escocesa estava formada por aproximadamente 2.000 homens e a cavalaria por 300, já os ingleses eram mais de 9.000 homens na infantaria e sua cavalaria contava com mais de 2.000!!  Acredita-se que o fator determinante destas vitórias foi a motivação dos escoceses. Enquanto os ingleses lutavam por glória, poder e dinheiro, os escoceses lutavam pela liberdade do seu povo com verdadeira paixão e determinação.

Atrações turísticas de Stirling

O centro de Stirling é pequeno com algumas cafeterias, pubs e restaurantes. O castelo de Stirling, a igreja Santa Rude e a antiga prisão estão no centro da cidade e próximos uns aos outros. Já o monumento ao William Wallace e o Centro de Exposição sobre Bannockburn estão mais afastados do centro, mas vale a pena visitá-los.

Castelo de Stirling

Castelo Stirling Destino EscociaO Castelo de Stirling foi um importante local na história do país. Dizem que quem tomava a posse deste castelo, tomava a posse da Escócia. Não é de se surpreender saber que este castelo mudou de mãos 8 vezes entre 1296 e 1342, o período conhecido pelas Guerras de Independência.

É o segundo castelo mais visitado da Escócia depois do Castelo de Edimburgo. Há visitas guiadas gratuitas em inglês todos os dias a partir das 10:00, a cada hora até às 16:00.

Horários de funcionamento:

Aberto diariamente
1 abril – 30 setembro        09:30-18:00
1 outubro – 31 março        09:30-17:00
*Atenção: última entrada 45 minutos antes de fechar

Igreja da Santa Rude

Ao lado do castelo se encontra a igreja da Santa Rude que data do século XV. Era aí onde a Mary Queen of Scots frequentava e assistia as missas quando em Stirling. Seu filho James VI foi coroado nesta igreja em 1567. Continua sendo uma igreja ativa, parte da Church of Scotland (Igreja da Escócia).

Horários de funcionamento:

Aberta diariamente        11:00-16:00

Antiga prisão de Stirling

Na antiga prisão de Stirling você vai ver como era a vida dos prisioneiros da Stirling no século XIX. A visita é guiada por um senhor vestido com trajes da época que trata os visitantes como prisioneiros. É divertido e interessante. No final do tour há uma exposição dedicada às prisões escocesas atuais que são surpreendemente agradáveis, onde os prisioneiros têm direito a escolher o que vão comer (entre 2-3 opções disponíveis), fazem exercícios físicos para manter a forma e uma vez por semana recebem a visita de um consultor que orienta, avalia e discute sobre o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Não deixe de subir até o topo do prédio para uma vista privilegiada da cidade.

Horários de funcionamento:

Aberto diariamente
21 abril – 31 outubro        10:00-17:00
*Atenção: última entrada 30 minutos antes de fechar

Monumento Nacional ao William Wallace

Monumento ao Wallace Daniela Hope-Johnstone Destino EscóciaUm monumento a um dos heróis mais queridos da história da Escócia: William Wallace, aquele que prefiriu morrer a submeter-se aos ingleses. Conheça a verdadeira história deste herói que inspirou e continua a inspirar milhares de escoceses. Veja a espada usada durante a batalha de Stirling Bridge, saiba mais sobre a sua brilhante estratégia de guerra que garantiu a vitória sobre um dos exércitos e cavalarias mais importantes da Europa na época: o exército inglês. Suba até o topo do monumento (não é fácil e dá um pouquinho de falta de ar), mas vale a pena já que a vista à cidade e à região é impressionante!

 

Horários de funcionamento:

Diferentes horários ao longo do ano.
Normalmente aberto diariamente das 10:00-17:00
*Atenção: última entrada 45 minutos antes de fechar

Bannockburn Heritage Centre

Robert the Bruce - Destino EscóciaVisite o centro Bannockburn para saber detalhes sobre a batalha mais importante da história da Escócia. A batalha que, em 1314, garantiu a independência da Escócia. Ao iniciar o tour, assista o filme que descreve e recompõe os fatos ocorridos durante o enfrentamento. É emocionante tentar imaginar o que teria sido estar ali naquele momento onde milhares de homens perderam a vida em defesa de seu país e de seus ideais. Uma exposição interativa dá a oportunidade aos visitantes de experimentar exemplos de roupas, armações e escudos utilizados durante a batalha.

Horários de funcionamento:

Aberto diariamente
1 março – 31 março        10:00-17:00
1 abril – 30 setembro        10:00-17:30 (última entrada às 16:45)
1 outubro – 31 outubro        10:00-17:00

,