Top Menu

Dicas de quem conhece – by Gustavo e Leonardo

GustavoELeonardoOlá! Nós somos Gustavo e Leonardo, e vamos tentar mostrar um pouco sobre a nossa viagem à linda cidade de Edimburgo, capital da Escócia.

Bom, Edimburgo também conhecida como Edinburgh ou em gaélico escocês Dùn Èideann, foi o destino escolhido por nós (primos, estudantes, brasileiros e loucos por cerveja) para fazermos um curso de inglês de curta duração.

Se você está se perguntando “Mas porque a Escócia e não os Estados Unidos já que o objetivo é aprimorar o inglês?!”, acredito que você esteja no lugar certo, pois nossa experiência irá ajudar você a entender porque Edimburgo foi considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a cidade: Edimburgo é a capital escocesa desde 1942 e é sede do parlamento escocês desde 1999. A cidade consta com aproximadamente 500.000 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Escócia, e o setor de turismo é o principal sustento da cidade, sendo o principal destino turístico da Escócia. E confessamos a vocês que não é à toa!

Edimburgo - by Gustavo e LeonardoEdimburgo é dividida basicamente em duas partes: Old Town e New Town, sendo que as duas partes da cidade são interligadas pela ponte North Bridge, que é um excelente local para tirar fotos e ter noção da quantidade belezas que a cidade proporciona.

Royal Mile by Gustavo e Leonardo

Em Old Town fica a famosa Royal Mile, rua que tem aproximadamente 2 km de extensão e é conhecida pelos seus edifícios com arquitetura medieval. Em uma de suas pontas fica o Castelo de Edimburgo e na outra fica o Palácio de Holyroodhouse (Palácio da Rainha Elizabeth, na Escócia), ambos ótimos locais para serem visitados.

Ao longo de seus 2 km a rua recebe quatro nomes diferentes (Castlehill, Lawnmarket, High Street e Canongate) e é possível encontrar diversos restaurantes, Klit Makers e diversos edifícios e monumentos que marcaram o passado de Edimburgo como: The Scotch Whisky Experience, City Chambers, Tolbooth Kirk, St. Giles Cathedral, The World’s End Pub, Museum of Edinburgh, Canongate Kirk e muito mais.

Castelo de Edimburgo by Gustavo e LeonardoSe você estiver na cidade em um período curto, a Royal Mile é com certeza um ótimo local para começar, o único problema é que você dificilmente conseguirá ver tudo em um único dia. Falaremos mais a frente um pouco sobre cada uma de suas atrações.

Já em New Town, você perceberá uma diferença enorme comparada a Royal Mile, em relação ao planejamento dos edifícios e dos quarteirões. Isso ocorre, pois a Royal Mile foi construída sobre os restos de rocha de origem vulcânica, que no topo dela se encontra o Castelo de Edimburgo. Naquela época toda a cidade foi construída próxima ao Castelo, de forma que os cidadãos se sentissem protegidos. Com a unificação do parlamento da Escócia com o da Inglaterra e com a necessidade de mais residências, o governo decidiu então expandir as fronteiras da cidade para fora das muralhas.

Em 1766, o governo promoveu um concurso para a construção da New Town, no qual o ganhador foi o arquiteto escocês chamado James Craig. As ruas foram planejadas de forma simétrica, sendo muitas delas nomeadas para homenagear a realeza britânica como: George Street, Queen Street e a mais famosa Princes Street, além disso, é possível encontrar inúmeras praças e estátuas.

Atualmente a Princes Street é conhecida pela inúmera quantidade de lojas de departamento e comércios em geral. Em paralelo a ela, está a Rose Street, rua famosa por se concentrar inúmeros pubs e restaurantes refinados como o Jamie’s Italian, restaurante do famoso cozinheiro britânico Jamie Oliver.

Princes Street by Gustavo e Leonardo

Se você leitor gosta de frio, bom, está indo para a cidade certa! Edimburgo fica próximo ao Polo Norte, dessa forma é considerada uma cidade fria. No inverno a temperatura não ultrapassam os 6°, e facilmente atinge o zero grau. Já no verão, a cidade é morna durante o dia e fria à noite, variando de 10° até 20°. Nós optamos em ir no outono, mais precisamente no mês de Novembro, estação em que a cidade fica com uma vegetação e luz ótimas para tirar fotos.

Um excelente local para se visitar e tirar boas fotos é no Princes Street Gardens. Ele fica localizado entre a Royal Mile e a Princes Street, unificando a Old Town com a New Town, através de uma colina artificial, conhecida como The Mound. Na área do The Mound estão a Royal Scottish Academy e a Scottish National Gallery, ambas são galerias de arte gratuitas com um acervo grande de obras famosas.

No Princes Street Gardens existem inúmeras estátuas dedicadas a famosos escoceses e alguns monumentos como a Ross Fountain e o Scott Monument, monumento dedicado ao Sir Walter Scott, considerado um dos primeiros escritores internacionais.

Espero que estejam gostando das informações que colocamos até o momento, Edimburgo é uma cidade linda e muito interessante. A partir de agora, iremos inserir as informações por tópicos como: Pubs, Restaurantes, Atrações Turísticas, Compras, Pessoas, Idioma, Transporte e etc. Acreditamos que esse tipo de divulgação facilita a visualização e o entendimento dos leitores.

Até breve!

próxima >>