Top Menu

Pubs e Nightclubs – by Gustavo e Leonardo

Além de ser uma cidade conhecida pela beleza da arquitetura, pela educação de seus cidadãos e pela inúmera quantidade de atrações turísticas, Edimburgo é também conhecida pela agitada vida noturna. A cidade está repleta de pubs e casas noturnas, que podem ser localizados tanto em Old Town quanto em New Town. Um de nossos principais objetivos nesta viagem foi conhecer o maior número de pubs existentes e experimentar as mais diversas cervejas que eles poderiam oferecer. Muitos desconhecem, mas além do whisky, outra bebida que é muito famosa na Escócia é a cerveja. Existe uma grande variedade de diferentes marcas e gostos, portanto se você gosta de cerveja assim como nós, estará indo para o lugar certo.

Pubs Edimburgo

Vamos começar falando de um dos pubs que mais gostamos em Edimburgo, o nome dele é Whistle Binkies. Este é um típico pub escocês: underground, música ao vivo, lotado e com as mais diversas bebidas que você pode imaginar. Diariamente tocam várias bandas, cada dia um estilo diferente, mas principalmente covers de classic e alternative rock. São duas as principais diferenças do Whistle Binkies para os demais pubs, a primeira é que ele tem a aparência de um pub muito antigo, conta um pouco da história escocesa, mas que recebe diversos tipos de pessoas como: jovens, turistas, senhores, punks e assim por diante. Já a segunda diferença, é que ele é um pub grande, com 3 ambientes, 2 bares interligados, e mais um andar abaixo com uma séria de salas privativas. Portanto, se você estiver com um dezena de pessoas, esse com certeza é um excelente lugar para curtir uma boa música e cervejas diferentes. O Whistle Binkies fica no endereço: 4-6 SouthBridge, Edinburgh, Midlothian EH1 1LL.

Pubs EdimburgoOutro pub com o mesmo conceito do Whistle Binkies é o The Bannerman’s Bar. É um pub muito frequentado que tem uma excelente decoração, com diversas camisas penduradas no teto e com alguns sofás, fazendo você se sentir bem à vontade enquanto toma uma bebida, e, além disso, ao lado esquerdo, existe um espaço onde tocam bandas ao vivo. O lugar parece uma casa de shows dos anos 80/90, e as paredes estão repletas de panfletos e flyers antigos de bandas que já tocaram lá. Dependendo do dia, é cobrada a entrada para esta parte do pub, algo em torno de £3 a £5 (libras). O The Bannerman’s Bar fica no endereço: 212 Cowgate, Edinburgh, Midlothian EH1 1NQ.

Pubs EdimburgoNesta mesma rua em que fica o The Bannerman’s Bar, se encontram diversos outros bares e baladas para serem visitados. Um que você não pode deixar de conhecer é o BrewDog Bar. Em qualquer lugar do mundo, se você perguntar para alguém que gosta de cervejas artesanais sobre a BrewDog, pode ter certeza de que terá assunto por horas!

BrewDog é uma cervejaria escocesa totalmente diferente de tudo o que você já viu. Com um apelo jovial e um espírito punk, essa cervejaria produz diversos tipos de cerveja, todos eles com os ingredientes da mais alta qualidade e que fogem das cervejas tradicionais que todos estão habituados. Diferente dos bares/pubs convencionais, quando você vai até o BrewDog Bar, seu intuito deve ser de apreciar a cerveja e o tempo com seus amigos/parentes, dessa forma, você não encontrará transmissão de jogos ao vivo, não encontrará notícias/infos sobre esportes e  muito menos shots e uma Stella.

Pubs EdimburgoSemanalmente eles fazem promoções das cervejas, e além de tudo, você ainda pode comprar os copos que são todos personalizados (fica a dica para dar uma lembrança a um amigo/colega que gosta de cervejas). O BrewDog Bar fica no endereço: 143 Cowgate, Edinburgh, Midlothian EH1 1JS.

Pubs EdimburgoOutros dois lugares que indicamos, ambos são casas noturnas, e que por sinal ficam na mesma rua do BrewDog, são eles o Three Sisters e o Opium. O Three Sisters se destaca pelo tamanho, a casa conta com 4 diferentes ambientes sendo a parte externa o maior deles. Em cada ambiente toca um tipo de música, todos eles voltados para o estilo eletrônico, e cada ambiente também tem seu bar próprio. Na maioria das noites a casa não cobra a entrada até a meia-noite, e dificilmente é vista vazia. Já o Opium se caracteriza por atender um estilo mais rock ‘n roll de clientes. São 2 andares ambos decorados ao estilo punk, no primeiro se encontra um bar e diversos sofás para se sentar, além de uma sala onde é possível jogar snooker. Já o segundo é uma pista de dança onde são tocados os mais variados estilos de rock. Ambas as casas atendem a um público mais jovem, mas que vale a pena conferir!

Pubs EdimburgoOutra casa noturna muito frequentada em Edimburgo é a Cabaret Voltaire. Ela fica localizada próxima às demais casas citadas acima, no endereço: 36-38 Blair Street, Edinburgh, EH1 1 QR. Ela abre normalmente por volta da 1 hora da manhã, diferente das demais, e também conta com diversos ambientes, que tocam de Hip-Hop até o estilo eletrônico. É uma típica balada brasileira, onde se paga entrada, na maioria das vezes está lotada e as bebidas são bem caras.

Não são todas as pessoas que gostam destes estilos de bares, portanto falaremos agora de alguns pubs “Old Style”. Ou seja, pubs tradicionais escoceses, que mantiveram suas origens e designs apesar da era tecnológica. Esse estilo de bar pode não agradar a maioria dos jovens de hoje em dia, pois não tem muito apelo comercial e não oferecem música ao vivo, ou seja, além de manterem o aspecto decorativo, mantiveram o principal objetivo dos bares antigos que é o de apreciar uma bela cerveja após o trabalho.

Pubs Edimburgo

São muitos os estabelecimentos que têm essa proposta em Edimburgo, e nós destacaremos apenas 4 deles, pois foram os que mais conseguiram transmitir a sensação de como era viver naquela época.

Os dois primeiros que falaremos serão o The World´s End e o N° 1 High Street. Escolhemos esses dois primeiro, pois por incrível que pareça, esses dois bares fazem realmente parte da história de Edimburgo. Como já dito anteriormente, a milhares de anos atrás, Edimburgo era uma pequena cidade na qual a maioria de seus edifícios estava localizada próximo ao Castelo de Edimburgo, como uma forma dos cidadãos se sentirem protegidos e estarem cientes de tudo o que ocorria com a nobreza.

Pubs Edimburgo

A famosa Royal Mile, principal rua da cidade, não era do jeito que vemos hoje. Na realidade a Royal Mile era dividida em 2 partes por um grande portão de pedras, sendo que os bares The World´s End e o N° 1 High Street eram os últimos comércios que faziam parte de Edimburgo. Naquela época a segunda parte da Royal Mile era considerada como outra cidade.

Ambos os pubs tentaram manter as principais características de como eram há muito tempo atrás, portanto se tornaram atrações turísticas. Eles ficam um de frente ao outro, e é possível perceber na rua marcas douradas de onde ficava o antigo portão. Uma curiosidade muito legal sobre os escoceses é que eles têm muito carinho pela sua história e fazem de tudo para preservá-la.

Pubs Edimburgo

Outros dois bares que seguem a mesma tradição dos bares citados acima são o Jolly Judge e o The Royal Oak. Eles ficam em lugares opostos na cidade, porém ambos são parada obrigatória para quem quer conhecer bares tipicamente escoceses. Estes bares acabam se tornando exclusivos em Edimburgo, pois na maioria das vezes tem parceria com alguma marca de cervejas bem antiga e que não é muito conhecida pelo público. O Jolly Judge fica no endereço: 493 Lawnmarket, Edinburgh EH1 2PB, e o The Royal Oak no endereço: 1 Infirmary St, Edinburgh, Midlothian EH1 1LT. Esperamos que tenham gostado, até a próxima pessoal.

<<anterior

Dicas de quem conhece – by Gustavo e Leonardo

GustavoELeonardoNão podemos deixar de agradecer e dar todos os créditos aos estudantes Gustavo e Leonardo pelos artigos que estamos publicando nesta seção Dicas+.

Após 3 semanas estudando inglês e conhecendo a fundo Edimburgo, eles fizeram questão de compartilhar conosco as suas experiências e deixar aqui dicas importantes a todos que querem estudar e/ou visitar a cidade.