Top Menu

Antes de sair de casa…

Passaporte e Visto para o Reino Unido

Todos sabemos que um passaporte é imprescindível para viajar ao exterior (com exceção dos países do MERCOSUL), mas o que muitos esquecem é de verificar a validade do passaporte antes de planejar a viagem. Para entrar no Reino Unido, o seu passaporte deve ter no mínimo a validade de sua estância. Para entrar nos EUA, seu passaporte tem que ter validade de no mínimo 6 meses após sua saída do país, ou seja, cada país tem sua regra. Se o seu plano é vir para a Europa o melhor é assegurar-se de que a validade do seu passaporte é suficiente para todos os países da União.

O viajante brasileiro que vem a passeio, NÃO necessita visto de entrada desde que sua estância seja de no máximo 6 meses e que sua viagem esteja relacionada somente com turismo.

Os oficiais da imigração devem comprovar que o viajante vem a passeio, para isso é provável que peçam para ver a passagem de volta ao Brasil e que queiram ver a reserva e/ou endereço do hotel ou acomodação do visitante. Esteja preparado também para as perguntas mais inusitadas e para mostrar o seu cartão de crédito ou dinheiro que utilizará durante a viagem. Entendam que não é pessoal, com milhares de brasileiros entrando no Reino Unido e permanecendo ilegalmente aqui, eles têm que estar atentos mesmo.

Visite a página do Home Office antes de planejar a sua viagem, já que as leis com relação ao visto de visitante podem mudar. Qualquer dúvida visite a página do Consulado Britânico no Brasil.

Passaporte PortuguêsATENÇÃO: Apesar do Brexit, ainda não se decidiu qual política o Reino Unido e a União Europeia adotarão em relação à livre circulação dos europeus, o direito dos mesmos e o acesso dos mesmos aos serviços públicos de saúde do Reino Unido. Portanto, a informação abaixo fica suspensa temporariamente e está disponível somente para consulta (caso eles decidam manter essas regras).

Se você é cidadão português, saiba que tem todos os direitos de um local, ou seja, você pode viver e trabalhar aqui por tempo indeterminado. Para isso, precisará ir até um Job Centre e dar entrada no seu cartão de segurança social (national security number).

Assim mesmo, caso você venha por pouco tempo é necessário tirar um cartão europeu de seguro de doença. Este cartão é um documento que assegura a prestação de cuidados de saúde quando beneficiários de um sistema de segurança social de um dos Estados da União Europeia, Espaço Econômico Europeu ou Suíça se deslocam temporariamente neste espaço.

Clima

A variação climática em um mesmo dia pode surpreender aos desavisados. Não adianta consultar a previsão do tempo uma semana antes, o melhor é dar uma olhada alguns dias antes da sua viagem. O mais importante é saber que as temperaturas variam pouco durante todo o ano e que nunca faz muito calor. Além disso, são raros os anos em que neva durante alguns dias no inverno (com exceção das regiões norte do país).

Abaixo as temperaturas em Edimburgo (capital escocesa) de acordo com os meses do ano:

Meses

Temperaturas  (oC)
Média Recorde
Min. Max. Min. Max
Janeiro 1 6 -8 14
Fevereiro 1 6 -9 14
Março 2 8 -6 20
Abril 4 11 -4 22
Maio 6 14 -1 24
Junho 9 17 3 28
Julho 11 18 6 28
Agosto 11 18 4 28
Setembro 9 16 1 25
Outubro 7 12 -2 20
Novembro 4 9 -4 19
Dezembro 2 7 -7 14

* Fonte: BBC Weather

Transporte

Na maioria das cidades da Escócia se caminha bastante e como às vezes chove um pouco, um bom par de tênis e uma jaqueta de chuva são essenciais. O guarda-chuva pode deixar para comprar aqui e levar de lembrança para casa pois eles custam a partir de £5.

Se caminhar não é possível, saiba que o transporte público é excelente. Em cada ponto de ônibus você encontrará informações sobre o trajeto completo de cada ônibus e o horário que ele passará. Normalmente eles passam nas mesmas ruas tanto na ida como na volta. Em Edimburgo, por exemplo, 99% dos ônibus que circulam  passam pelo centro. O bilhete que é válido durante 1 dia custa £3,50 e com ele se viaja quantas vezes necessário durante o mesmo dia.

Tenham em conta que os táxis não são caros e são muito seguros. Como muitos deles podem acomodar até 5 passageiros, pode sair mais barato que pegar um ônibus! Fique atento: sentar na frente, no assento ao lado do taxista nem pensar!

Para percursos mais longos, a melhor opção é utilizar o sistema ferroviário que também é muito eficiente.

Moeda

Scottish_Pound_Destino_EscociaA moeda local é a libra escocesa. Na verdade é a mesma moeda (libra) que se utiliza na Inglaterra, a diferença está simplesmente no desenho das notas. Como se não bastasse, são 3 os modelos de notas de libras escocesas, isso porque 3 bancos emitem as notas: o Clydesdale, o RBS e o Bank of Scotland. Nas casas de câmbio do Brasil você somente encontrará a libra inglesa (emitida na Inglaterra), mas pode comprar porque é a mesma moeda! Quando você estiver na Escócia acabará recebendo a libra escocesa em trocos. As moedas são iguais em todo o Reino Unido, mas se você receber notas tente utilizá-las todas na Escócia. Alguns visitantes se queixam que ao comprar com a libra escocesa em Londres por exemplo, as pessoas olham desconfiadas, mas na verdade é por pura ignorância pois é obrigatório aceitar a libra escocesa em todo o Reino Unido!!!

Comece a se planejar assim que possível quanto ao dinheiro que pretende trazer. Verifique se o seu cartão de crédito é aceito internacionalmente e qual é o limite de saque no exterior. É muito provável que você tenha que informar a companhia de cartão de crédito sobre a sua viagem antes de sair do Brasil. Os cartões mais aceitos no Reino Unido são Visa e Mastercard. Muitos estabelecimentos aceitam American Express mas não são todos.

Outro detalhe: saiba que existe um imposto chamado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que hoje está a 6,38% e se aplica sobre todas as compras feitas no exterior com o seu cartão de crédito.

Obviamente é imprescindível trazer dinheiro em espécie. Ao comprar libras, verifique a cotação e consulte diferentes agências de câmbio pois o preço e as taxas podem variar bastante entre uma agência e outra. Uma vez que você escolheu a agência que tem o melhor preço, telefone para informar quantas libras você precisa pois muitas vezes elas não dispõem de quantidade suficiente e precisam fazer um pedido especial.

Outra opção muito boa é o Visa Travel Money (VTM). Um cartão magnético pré-pago, recarregável, protegido por senha, que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais filiados à rede VISA. Também permite efetuar saques em dinheiro nos caixas eletrônicos da rede Visa/Plus. Em caso de perda ou roubo é possível solicitar por telefone o cancelamento e bloqueio do cartão e a emissão de um novo. Você carrega o cartão em Reais e saca em moeda estrangeira.
Quando voltar de viagem, se o seu cartão ainda estiver com saldo, você poderá guardar para uma nova viagem, utilizar no Brasil ou ainda resgatar o saldo no local onde o cartão foi adquirido.

Quanto Dinheiro Levar?

Leia sobre o custo de vida em Edimburgo para saber os preços de restaurantes, acomodação, supermercado, etc.

Independentemente de quanto você quer ou pode trazer é importante saber que existem regras e limites impostos pela Receita Federal. É bom informar-se antes pois alguns procedimentos burocráticos podem ser necessários. Por exemplo, o viajante que estiver saindo do Brasil portando valores em montante superior a R$10.000,00 (dez mil reais) ou o equivalente em outra moeda, em espécie, é obrigado a apresentar a Declaração Eletrônica de Porte de Valores (e-DPV), por meio da internet, e se apresentar à fiscalização aduaneira do local de saída do País, para fins de conferência.

O viajante que chega ao Brasil por via aérea ou marítima pode trazer até US$ 500,00 (quinhentos dólares dos Estados Unidos) ou o equivalente em outra moeda sem que seja necessário pagar imposto. Atenção quanto ao limite quantitativo de alguns produtos como cigarros, charutos e bebidas alcoólicas. Para mais informações, visite o site da Receita Federal – Dica Viajantes.

Medicamentos

Não se esqueça de providenciar medicamentos suficientes para a sua viagem. É importante verificar com a representação diplomática do(s) país(es) que você pretende visitar para se assegurar que seus medicamentos são legais nesses locais. Obtenha, com o seu médico, uma receita atestando que o medicamento é para você e a dosagem recomendada. Sempre mantenha a embalagem original do medicamento.

Checklist rápido

Independentemente do país que você visitará, viajar ao exterior requer alguns cuidados básicos.

Sua Viagem

  • Compre um bom guia sobre o local que você irá visitar. Aprenda sobre as leis e costumes locais.
  • Anote em um papel os lugares em que você estará, incluindo o nome, endereço e telefone dos hotéis em que você se hospedará e as datas em que estará hospedada ali. Também anote dados de contacto do seu seguro e entregue suas anotações a um par de amigos e/ou familiares.
  • Sempre leve consigo os dados de contacto do consulado ou embaixada do Brasil nos países em que você visitará. A embaixada do Brasil no Reino Unido está em Londres, ou seja, não há um consulado ou embaixada do Brasil na Escócia. Consulte o site da embaixada do Brasil em Londres para obter o seu endereço e telefone de contacto.

Seguro Viagem

  • Sempre contrate um seguro completo e que leve em consideração todas as atividades previstas para a sua viagem.
  • Assegure-se que o seu seguro cubra:
    • todas as despesas médicas;
    • condições de saúde ou doenças pre-existentes;
    • esportes radicais (se sua intenção é praticar algum) e/ou atividades de risco e
    • repatriamento no caso de acidente grave ou fatalidade.

Passaporte

  • Além de verificar a validade do passaporte (normalmente mínimo de 6 meses após a data do retorno de sua viagem), não se esqueça de escrever no seu passaporte os dados de contacto de um parente ou amigo próximo que não o acompanhará durante a sua viagem.
  • Sempre tenha consigo outro tipo de documento de identificação (de preferência com foto).

Dinheiro e Cartões de Crédito

  • Leve o suficiente em dinheiro para cobrir pequenas emergências.
  • Contacte o seu banco para comunicar sua viagem e assegure-se que seu cartão está desbloqueado para compras no exterior.
  • A Escócia é muito segura porém sempre é bom estar atento e não deixar que outras pessoas vejam o quanto de dinheiro você está carregando consigo.
  • Não passeie com todos os seus cartões de crédito. Deixe um em um lugar seguro em caso de roubo ou perda de sua carteira durante a sua viagem.
  • Anote os dados de seus cartões e o telefone das operadoras dos mesmos e deixe no hotel. Com isso, se necessário, você poderá cancelá-los rapidamente.