Top Menu

Agosto: Festival Fringe de Edimburgo

Festival Fringe Edimburgo - Daniela

O Festival Fringe é o maior festival de arte do mundo! Sua primeira edição foi em 1947 quando algumas das companhias de teatro que haviam sido “rejeitadas” pelo famoso Festival Internacional de Edimburgo decidiram organizar seu próprio festival. O festival passou a ser palco de artistas renomados e novatos que sabem a importância de participar deste evento. Para muitos famosos de hoje, o Fringe foi a porta de entrada, o início de suas carreiras.

Cada ano, o Fringe atrai a Edimburgo milhares de atores, músicos, dançarinos e artistas do mundo inteiro além de milhões de espectadores. São quatro semanas em Agosto em que a cidade se transforma em um imenso palco, passando de uma cidade pitoresca e acolhedora a uma cidade vibrante e dinâmica.

É difícil para aqueles que vêm ao festival pela primeira vez escolher entre as centenas de peças, shows e apresentações. Uma dica é olhar as avaliações dadas pela crítica que normalmente estão nos cartazes espalhados pelas ruas da cidade. Lembre-se: melhor basear-se nas críticas de jornais renomados como o The Guardian e o Scotsman. Também vale a pena arriscar e ir assistir alguma peça ou apresentação que você ache interessante, algo de outro país que você não terá a oportunidade de assistir senão aqui.

Festival Fringe Edimburgo - Daniela

A sua primeira parada deve ser a loja do Fringe na Royal Mile para pegar um catálogo e comprar seus ingressos. Os preços são bem acessíveis (já que a oferta é imensa) assim os visitantes podem aproveitar ao máximo. Para que vocês tenham uma ideia, um veterano do Fringe assiste uma média de 10 shows/apresentações por semana! Além disso há milhares de apresentações gratuitas.

É importante saber que, devido aos festivais de Agosto, o preço de acomodação na cidade duplica e é necessário reservar com bastante antecedência.