Top Menu

Hogmanay – Ano Novo em Edimburgo

30 de dezembro

Procissão com Tochas (Torchlight Procession)

Tão imperdível quanto a festa da véspera do Ano Novo, este é o evento que marca a abertura das comemorações. A procissão tem início na Parliament Square em Old Town às 18:30 e chega ao Calton Hill às 19:45 onde as tochas são utilizadas para incendiar um barco simbólico seguido de um bonito show de fogos de artifício. Na liderança da procissão está uma banda escocesa tradicional com tambores e as famosas bagpipes (gaitas de foles).

Não é necessário pagar para participar, mas aqueles que querem levar uma tocha devem comprar com antecedência (custa 6 libras) e devem chegar cedo. No final de 2012 havia tanta gente que a organização do evento decidiu, por volta das 19:20, fechar o acesso ao Calton Hill.

O melhor é esperar a procissão descer a rua entre a Galeria Nacional (National Galleries of Scotland) e os jardins da Princes Street. É muito bonito e emocionante ver a procissão aproximar-se. Uma vez que a banda terminar, é possível incorporar-se à multidão. Muitos fazem isso e não quer dizer que estão “furando a fila”, não se preocupem!

31 de dezembro

Show no Princes Gardens

Para aqueles que gostam de música, esta é uma boa opção. Normalmente são bandas britânicas de pop-rock que aí se apresentam para animar a noite a partir das 21:00 até a 01:00. Como os jardins Princes Gardens estão em frente ao Castelo, é um excelente lugar para ver os tradicionais fogos de artifício à meia-noite. É imprescindível comprar os ingressos com antecedência (e muita) pois eles esgotam rapidamente. O ingresso para o show dá direito a acesso à festa de rua.

Festa de Rua na Princes Street

É onde a maioria dos turistas e famílias se concentram. Também muitos jovens que não conseguiram ingressos para o show ou que preferem um pouco mais de variedade musical escolhem a Princes Street. Apesar de ser uma festa de rua o seu acesso não é gratuito e é imprescindível comprar o ingresso com antecedência já que eles não vendem ingressos no dia. DJs, algumas bandas ao vivo e outros tipos de entretenimento se apresentam aí. Telões e bares são montados em diversos pontos da rua.

The Keilidh

Apresentação de música e dança tradicionais escocesas no The Mound, a área onde está localizada a Galeria Nacional (National Galleries of Scotland) com entrada pela Princes Street. Acontece das 21:00 a 01:00, ou seja, ao mesmo tempo que os outros eventos da noite. É a opção perfeita para aqueles que querem conhecer e participar de uma comemoração típica local. Além das apresentações, há instrutores que ensinam os movimentos da tradicional dança Ceilidh. Pontos de venda de bebidas e comida estão disponíveis no local. Outro excelente local para admirar os fogos de artifício. O ingresso para esta apresentação também dá direito ao acesso à festa de rua.

Concerto a luz de velas na catedral St Giles

Começa às 19:30 na catedral St Giles em Old Town. Em 2011, o concerto homenageou Handel e Mozart. Tanto o coral como o órgão da St Giles são uns dos mais famosos da Escócia.

01 de janeiro

The Loony Dook

Este evento é para os mais corajosos. Todos os anos, milhares de pessoas participam deste evento que consiste em nadar (também vale somente entrar na água) no Rio Forth sob a sombra da famosa ponte Forth Rail. Tem gente que comparece fantasiado e tem gente que aparece pelado! A água nesta época do ano está muito fria e é surpreendente ver quantos estão aí se divertindo e curando a ressaca da noite anterior. Este evento tem 25 anos e o principal objetivo é arrecadar fundos para instituições de caridade.

Outros anos…

[vimeo http://vimeo.com/29091708]