Top Menu

Glasgow

Glasgow é a maior cidade da Escócia, famosa por sua arquitetura vitoriana. É uma das cidades mais visitadas do Reino Unido, vencedora dos títulos de Cidade Europeia da Cultura e Cidade Europeia da Arquitetura & Design. Seus museus e galerias de arte estão entre os mais famosos do mundo. Glasgow foi nomeada pela UNESCO como a Cidade da Música. A cidade é dinâmica e cosmopolita, o destino de compras favorito dos escoceses.

Atrações turísticas de Glasgow

A melhor maneira de conhecer Glasgow é pegando um ônibus turístico que para nos principais pontos da cidade. O bilhete para um dia custa £13 adultos, £12 estudantes e maiores de 60 anos, £7 crianças de 5 a 15 anos e grátis para crianças menores de 5 anos (preços válidos até março de 2016). Tenha em conta que é muito mais vantajoso comprar o bilhete válido para 2 dias consecutivos, pois este custa £15 adultos, £14 estudantes e maiores de 60 anos, £8 crianças de 5 a 15 anos e grátis para crianças menores de 5 anos (preços válidos até março de 2016). Este ônibus oferece comentários em português.

A Universidade de Glasgow e o Museu Hunterian

A Universidade de Glasgow é a quarta mais antiga universidade do mundo de língua inglesa e a segunda mais antiga da Escócia, fundada em 1451. É conhecida internacionalmente por seus cursos de medicina e veterinária, e também pelos cursos de administração e arte. É onde se encontra o museu The Hunterian, o mais antigo museu aberto ao público da Escócia com uma coleção impressionante de mais de um milhão de itens que vão de múmias até obras de arte.

Horários de funcionamento:

Terças-feiras a sábados        10:00-17:00
Domingos        11:00-16:00
Segundas-feiras        FECHADO

Entrada:

Gratuita (exceto para exibições temporárias e especiais).

Galeria de Arte e Museu Kelvingrove

O Kelvingrove é uma das atrações mais visitadas da Escócia. Os detalhes da arquitertura deste impressionante edíficio e suas esculturas são belíssimos, uma atração a parte. O museu/galeria de arte possui 22 galerias exibindo uma coleção de cerca de 8.000 objetos que vão de história natural a arte.  Imperdível!

Horários de funcionamento:

Segundas a quintas-feiras e sábados        10:00-17:00
Sextas-feiras e domingos        11:00-17:00

Entrada:

Gratuita (exceto para exibições temporárias e especiais).

Catedral de Glasgow

Catedral de Glasgow foi consagrada em 1197. Ela possui uma congregação de fiéis há mais de 800 anos! É um dos melhores exemplos de catedral medieval ainda disponíveis pois sobreviveu praticamente intacta à Reforma Protestante Escocesa. Ela possui uma das mais belas coleções de vitrais pós-guerra da Grã-Bretanha. Próximo a catedral, encontra-se o museu St Mungo que vale a pena visitar (mais informações abaixo).

Horários de funcionamento:

01 abril – 30 setembro
Segundas-feiras a sábados        09:30-17:30
Domingos        13:00-17:00
01 outubro – 31 março
Segundas-feiras a sábados        09:30-16:30
Domingos        13:00-16:30
*Atenção: última entrada 30 minutos antes de fechar. Última entrada ao subsolo da catedral 45 minutos antes de fechar.

Entrada:

Gratuita

St Mungo Museu das Religiões

Um museu sobre a vida e a arte de acordo com as diferentes religiões. Além de exposições de arte, uma das galerias do Museu St Mungo explica sobre as cerimônias religiosas, os rituais e as crenças com relação ao nascimento, o desenvolvimento pessoal dos praticantes de cada religião, o casamento e a morte. Uma excelente forma de entender as diferentes fés mundiais.

Horários de funcionamento:

Segundas-feiras        FECHADO
Terças a quintas-feiras e sábados        10:00-17:00
Sextas-feiras e domingos        11:00-17:00

Entrada:

Gratuita

Parque Glasgow Green – People’s Palace & Jardim de Inverno

O Palácio do Povo (People’s Palace) conta a história de Glasgow e de seu povo (de 1750 até o século XX) através de artefatos históricos, pinturas, gravuras, fotografias, filmes e monitores de computador interativos. Não deixe de visitar o Jardim de Inverno adjacente a ele.

Horários de funcionamento:

Segundas-feiras        FECHADO
Terças, quartas, quintas-feiras e sábados        10:00-17:00
Sextas-feiras e domingos        11:00-17:00

Entrada:

Gratuita

The Lighthouse – O Farol de Glasgow

O edifício foi projetado originalmente por Charles Rennie Mackintosh em 1893 para servir de escritórios para o jornal Glasgow Herald. Hoje The Lighthouse é um centro dedicado a arquitetura e design, onde também se encontra o Centro de Interpretação Mackintosh. O Centro Mack é uma exposição dedicada ao arquiteto mais famoso de Glasgow e inclui histórias detalhadas e maquetes de alguns de seus edifícios.

Horários de funcionamento:

Segundas, quartas, quintas, sextas e sábados        10:30-17:00
Terças-feiras        FECHADO
Domingos         11:00-17:00

Entrada:

Gratuita – algumas partes do edifício.
É possível fazer um tour com guia pelo edifício. Os tours acontecem às 11:00 e custam £5 por pessoa.

Museu Riverside

O tema do Museu Riverside é meios de transporte. São mais de 3.000 objetos que na sua maioria estão expostos de forma interativa, ou seja, os visitantes podem subir em antigos bondes e trens para entender melhor como o transporte público evoluiu ao longo do tempo. Além disso, há uma réplica de uma rua do século XIX com exemplos de lojas, pubs e cafeterias. Em frente ao museu, se encontra o barco Glenlee Tall Ship (mais informações abaixo).

Horários de funcionamento:

Segundas a quintas-feiras e sábados        10:00-17:00
Sextas-feiras e domingos        11:00-17:00

Entrada:

Gratuita

The Tall Ship Glenlee

O barco Glenlee é uma das cinco embarcações modelo Clyde no mundo que ainda estão operantes e o único modelo de seu tipo no Reino Unido. A primeira viagem do Glenlee foi em 1896 quando transportava granéis. Hoje é um museu independente que realiza eventos temáticos e atividades o ano inteiro. Aqui, os visitantes terão a oportunidade de descobrir mais sobre o patrimônio marítimo da cidade de uma forma dinâmica e interativa.

Horários de funcionamento:

Aberto diariamente
1 março – 31 outubro        10:00-17:00
1 novembro – 28 fevereiro        10:00-16:00

Entrada:

Gratuita

Outras atrações turísticas interessantes em Glasgow são:

A entrada a todas as atrações mencionadas acima é gratuita exceto o Glasgow Science Centre.

Como chegar a Glasgow:

Pegar trem na estação Waverley para Glasgow Queen Station. O bilhete custa por volta de £12,50 (ida/volta no mesmo dia, fora do horário de rush).