Top Menu

Lago Lomond e o Parque Nacional Trossachs

Lago Lomond 2

Um dos lugares mais bonitos da Escócia, o lago Lomond é também o maior lago da Grã-Bretanha. Com diversas ilhas e praias, este lago é excelente para a prática de esportes aquáticos e pesca.

Lago Lomond - Destino Escócia

O lago faz parte do famoso Parque Nacional Trossachs que tem nada menos que 1.865 quilômetros quadrados, 21 “munros” (como os escoceses chamam as montanhas com mais de 915m), 19 “corbetts” (montanhas de entre 765 e 915m), 22 lagos principais e inúmeros lagos menores.

A beleza natural da região a torna visita obrigatória para aqueles que apreciam estar em contacto com a natureza e desfrutam de atividades ao ar livre.

Trilhas e Caminhadas

Trilhas Parque Nacional Trossachs

A região oferece excelentes trilhas para caminhadas para todos os níveis de condicionamento físico.

Duração: curta – média

São muitas as opções de trilhas de curta/média duração que dão a oportunidade aos visitantes de conhecer a flora local e apreciar a beleza deste bonito parque nacional.

Baixe os mapas oficiais de trilhas e caminhadas

Duração: longa

Das quatro opções mais populares, a trilha The West Highland Way é a mais longa com 155km e a mais “curta” é The Three Lochs Way com 50km.

Baixe os mapas oficiais das principais trilhas e caminhadas

Caminhadas por Colinas e Montanhas

Como mencionado antes, a região do Parque Nacional Trossachs possui 40 montanhas/colinas que oferecem vistas inesquecíveis ao parque e aos seus lagos, por este motivo a região é muito popular entre aqueles que gostam de “ir mais alto”.

Passeios e Trilhas de Bicicleta

Uma excelente forma de conhecer a região. O parque oferece diversas ciclovias, entre elas algumas planas e trânquilas para famílias e outras mais difíceis para aqueles que preferem mountain biking.

Baixe os mapas oficiais das ciclovias e roteiros para passeios de bicicleta

Escaladas

Para aqueles que curtem escaladas, as opções são muitas. A região é famosa entre os praticantes deste esporte, portanto os roteiros já estão bem estabelecidos. Para mais informações, visite o site oficial do Parque Nacional Trossachs.

Water Bus – Ônibus Aquático

Lago Lomond 1Uma das maneiras mais fáceis de transitar pela região é através de barcos que ligam os principais pontos da região que ficam às margens do lago Lomond, assim o visitante pode almoçar no lado oeste do lago, pegar o barco e fazer uma caminhada no lado leste. Uma ótima forma de conhecer a região e aproveitar ao máximo a sua estadia.

Horários do Water Bus 2013

Balmaha

Uma vila às margens do lado leste do lago Lomond chamada Balmaha é um bom ponto de partida para explorar a região. Esta vila é considerada a divisa entre as Highlands e as Lowlands. Nela os visitantes encontrarão pubs, restaurantes e um centro de informação turística com mapas das trilhas de caminhadas.

Lago Lomond - Destino Escócia

A trilha principal tem 1,6km e a caminhada dura aproximadamente 45 minutos. Para aqueles mais entusiasmados há uma trilha que leva ao monte Conic (361m) onde se pode apreciar as belas vistas ao lago e à região.

No centro da vila, encontra-se um pequeno porto de onde saem passeios de barco pelo lago. Alguns passeios levam à ilha Inchcailloch, parte do parque nacional, onde é possível caminhar e explorar a ilha voltando mais tarde à Balmaha.