Top Menu

Scotch Whisky

A Escócia é a terra do whisky. Ninguém sabe exatamente quando a tradição de fazer whisky começou, mas de acordo com os primeiros registros históricos foi por volta de 1495.

Como a Champagne e o vinho Bordeaux, não é qualquer whisky que pode ser chamado de Scotch Whisky e a legislação é bem clara e rigorosa em relação à denominação de origem. Então, o que é um Scotch Whisky? É todo o whisky produzido em uma destilaria na Escócia a partir de água e cevada de malte na qual somente grãos integrais de outros cereais podem ser adicionados. Outro detalhe importante é que somente levedura pode ser utilizada para a fermentação. O whisky deve permanecer em barris de carvalho por pelo menos 3 anos em um armazém na Escócia. O mínimo de volume alcoólico é 40%.

O whisky escocês é famoso mundialmente pela sua qualidade. Cada ano, ele supera seus próprios recordes de exportação. Somente nos primeiros 6 meses de 2011, o equivalente a 569 milhões de garrafas foram exportadas!

As destilarias estão por todas as partes e cada região tem seu próprio aroma e característica. Para aqueles que querem entender mais sobre os aromas de cada tipo de whisky e regiões produtoras é interessante visitar o Scotch Whisky Experience para aprender mais sobre esta arte. Com este conhecimento, é mais fácil decidir qual destilaria visitar entre as tantas opções disponíveis. Aí se encontra a maior coleção de whisky do mundo com 3.500 garrafas! Esta coleção pertenceu a um brasileiro que passou 35 anos colecionando os melhores Scotch whiskies. Leia mais….

Um passeio de um dia é uma ótima opção para conhecer outras cidades e vilarejos da Escócia e durante o caminho visitar uma destilaria. É possível, por exemplo, pegar um passeio de 1 dia à bonita região chamada Scottish borders (divisa entre Escócia e Inglaterra). O passeio para na capela Rosslyn que ficou famosa pois fez parte da história do Código Da Vinci, e visita a abadia Melrose que foi fundada em 660. Na volta, o passeio também pára na destilaria Glenkinchie.

A Highlands (região norte da Escócia) é muita famosa pela sua beleza natural com suas montanhas e lagos. Outro passeio interessante que leva à mais antiga destilaria da Escócia (desde 1775): Famous Grouse Experience, também leva à abadia Dunfermline, à catedral Dunkeld e passa pela Gleneagles Estate (onde o campeonato de golf Ryder Cup 2014 acontecerá) e por vilas pitorescas.

Àqueles que preferem somente visitar as destilarias, aqui encontrarão uma lista completa de destilarias escocesas.